quinta-feira, 26 de julho de 2012

Destrinchando o Check List

1. DIVERSOS

1.1 Definição da data do Casamento
1.2 Tipo de Cerimônia
1.3 Local para realização da Cerimônia (De acordo com o tipo de cerimônia, fica mais fácil definir o local)
1.4 Local para cerimônia Civil
      1.4.1 Ir ao cartório e solicitar as documentações necessárias
1.5 Assessoria de Casamento ( É IMPORTANTÍSSIMO! Não precisa ser paga, pode ser um casal de amigos que tenha experiência e muita intimidade com o casal para ajudar os noivos nos preparativos)
1.6  Lista de convidados (nome, sobrenome, endereço)
1.7 Escolha de padrinhos e madrinhas
     1.7.1 Convite personalizado para os padrinhos e madrinhas, e escolha de presente
1.8 Definição se haverá Recepção - Festa do casamento
      1.8.1 Tipo de Recepção
      1.8.2 Escolha do Buffet
1.9 Damas e Pajens
      1.9.1 Agradecimento às Damas e Pajens
1.10 Convite de Casamento
1.11 Subscrição dos convites (calígrafo)
1.12 Chá Bar / Chá de Cozinha / Chá de Lingerie
1.13 Lista de presentes do Casamento
1.14 Exames Pré-nupciais
1.15 Plano de Contingência
1.16 Alianças dos noivos
1.17 Foto e Filmagem
2.  CERIMÔNIA
Para que pudesse me organizar melhor, decidi subdividí-la em:
2.1 NOIVA
2.2 NOIVO
2.3 CERIMÔNIA (propriamente dita)

2.1 NOIVA
2.1.1 Escolha do vestido (provas e alterações)
2.1.2 Véu e Grinalda
2.1.3 Sapatos (provas e alterações)
2.1.4 Buquê (noiva e damas)
2.1.5 Jóias e Acessórios
2.1.6 Dia da Noiva
      2.1.6.1 Escolha do Salão
      2.1.6.2 Teste de Penteado e Maquiagem
      2.1.6.3 Making off dia da noiva 
      2.1.6.4 Definir se haverá penteado e maquiagem para fotos externas
2.1.7 Roupas íntimas
2.1.8 Transporte da noiva para a cerimônia

2.2 NOIVO
2.2.1 Roupa do Noivo (provas e alterações) 
         Obs.: Noiva, é importante respeitar o desejo do noivo.
2.2.2 Sapatos (provas e alterações)
2.2.3 Roupa íntima
2.2.4 Flor da Lapela (noivos e padrinhos - combina com o buquet da noiva)

2.3 CERIMÔNIA
2.3.1 Celebrante (padre, pastor, rabino, outros)
       2.3.1.1 Se religiosa, definida a igreja, solicitar instruções na Secretaria sobre a documentação necessária para o casamento religioso. As igrejas possuem regras bem definidas e é importantíssimo conhecê-las e segui-las.
2.3.2 Cerimonial ( profissionais que auxiliam a conduzir a cerimônia - entrada, músicos, lembranças)
2.3.3 Decoração do local
2.3.4 Música
      2.3.4.1 Eletrônica / Coral e orquestra (vozes, instrumentos, e outros)
      2.3.4.2 Caso a cerimônia aconteça na Igreja, ela já possui as regras de quantidade de músicas e em quais momentos ocorrem. Existem igrejas que também definem o estilo de música.
2.3.5 Foto e Filmagem  da Cerimônia
      2.3.5.1 Foto Pais
      2.3.5.2 Foto Padrinhos
      2.3.5.3 Foto Floristas, Daminhas, Pajens
2.3.6 Definição dos trajes da Florista (cor / estilo)
2.3.7 Definição dos trajes das Damas e Pajens (cor / estilo)
2.3.8 Definição dos trajes dos padrinhos
2.3.9 Ensaio 
2.3.10 Lembre-se: Os convidados para seu chá também são convidados para a cerimônia.
2.3.11 Lembranças do casamento

3. RECEPÇÃO / FESTA
Como existem vários tipos de recepção, o senso dos noivos é que conduzirão muitas escolhas a serem feitas. Porém, registro algumas que não podem faltar:

3.1 Convidados
3.2 Espaço/Local no qual ocorrerá a recepção
3.3 Tipo de Buffet
      3.3.1 Caso haja um buffet diversificado é importante ter o Menu (cardápio)
3.4 Bolos e Doces
      3.4.1 Definir estilo do bolo
      3.4.2 Recheio
      3.4.3 Noivinhos
      3.4.4 Doces 
3.5 Bebidas (definição / quantidades)
3.6 Tipos de mesas e cadeiras
3.7 Decoração (flores, toalhas, estilo de decoração e outros)
      3.7.1 Porta
      3.7.2 Salão
      3.7.3 Mesa dos convidados
      3.7.4 Mesa dos noivos
      3.7.5 Mesa do bolo
      3.7.6 Lavabos
            3.7.6.1 Kit Primeiros socorros
3.8 Mesa do bolo - decoração (se de vidro requer iluminação)
3.9 Quantidade de:
      3.9.1 Manobristas
      3.9.2 Seguranças
      3.9.3 Porteiro
      3.9.4 Recepcionista
      3.9.5 Fiscal de Limpeza
      3.9.6 Copeiros
      3.9.7 Garçons
      3.9.8 Gerente de Salão (coordenador para checar se está tudo correto)
      3.9.8 Demais necessários de acordo bom o Buffet escolhido.
3.10 Limpeza das mesas
3.11 Musica: DJ ou ao vivo
       3.11.1  Definirem qual o estilo de música e a ordenação junto ao DJ ou aos músicos
       3.11.2  Palco / Pista
       3.11.3 Som / Telão / Iluminação / Efeitos Especiais
       3.11.4 Musica para entrada dos noivos
       3.11.5 Entrada / cumprimentos
       3.11.6 Durante a festa
       3.11.7 Valsa dos noivos
       3.11.8 Valsa dos pais
       3.11.9 Valsa dos padrinhos
       3.11.10 Outras
3.12 Foto / Filmagem
3.13 Lembranças
3.14 Transporte dos noivos para a recepção 

4. FOTO / FILMAGEM
Ela entra em todo o evento, aqui finalizamos em quais outros momentos é importante registrar o grandioso momento.

4.1 Casamento Civil
4.2 Fotos Externas
    4.2.1 Local
4.3 Tipo do Álbum
4.4 CD / DVD
4.5 Cópias Extras
4.6 Ampliações
4.7 Fotos para porta  retrato

5. LUA DE MEL

5.1 Destino
5.2 Agência de Turismo
5.3 Passagens / Passaportes (caso necessário)
5.4 Roteiro de passeios
5.5 Malas
 

É só isso!
Mais alguma coisa.... Se me lembrar posto aqui para vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário